segunda-feira, 23 de março de 2009

Adrenalina

A adrenalina ou epinefrina é um hormônio, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros. OBS:Quando a adrenalina e lançada na corrente sanguínea, nosso sistema imunoligoc enfraquece, pois não seria necessário usar ele. Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente ou psicologicamente, medo), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos (cronotrópica positiva) e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue (hiperglicemiante), minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários nas pernas e nos braços e "queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir, por exemplo. É utilizada também pela medicina em ressuscitações no caso de parada cardíaca ou para aumentar a duração de anestésicos locais devido ao seu efeito vasoconstrictor.

Wikipédia



Depois de sentir este hormônio uma vez é meio difícil parar de estimulá-lo. Impressionante como é liberada a adrenalina em situações de perigo. No caso, em cima da Bike. Descendo uma pirambeira de pedras soltas a sem segurar o freio. Mesmo porque depois que você pega uma certa velocidade numa situação dessa, aconselho não usarem muito o freio, o capote é certo neste caso.




Depois do treino de sábado eu meio que entendi porque a galera de DownHill despiroca nas descidas. Na primeira vez que você desce, libera a adrenalina, o batimento cardíaco sobre na casa do esforço extremo, isso porque você nem mesmo está fazendo esforço, impressionante. Mas da segunda vez que se baixa da mesma pirambeira, a adrena liberada nem é mais a mesma.. Daí entendi porque a galera do DownHill sempre ta se metendo numa enrascada pior que a outra.. A Sensação é muito boa! Aconselho a qualquer um.. desde que esteja preparado pra e tome muito cuidado pra não levar um capote.. Fratura é quase certa se isto acontecer.



Aldeia da serra é um bom treino para MTB e para correr também, muitas ladeiras técnicas. Voltarei mais vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário