segunda-feira, 23 de março de 2009

Adrenalina

A adrenalina ou epinefrina é um hormônio, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros. OBS:Quando a adrenalina e lançada na corrente sanguínea, nosso sistema imunoligoc enfraquece, pois não seria necessário usar ele. Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente ou psicologicamente, medo), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos (cronotrópica positiva) e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue (hiperglicemiante), minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários nas pernas e nos braços e "queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir, por exemplo. É utilizada também pela medicina em ressuscitações no caso de parada cardíaca ou para aumentar a duração de anestésicos locais devido ao seu efeito vasoconstrictor.

Wikipédia



Depois de sentir este hormônio uma vez é meio difícil parar de estimulá-lo. Impressionante como é liberada a adrenalina em situações de perigo. No caso, em cima da Bike. Descendo uma pirambeira de pedras soltas a sem segurar o freio. Mesmo porque depois que você pega uma certa velocidade numa situação dessa, aconselho não usarem muito o freio, o capote é certo neste caso.




Depois do treino de sábado eu meio que entendi porque a galera de DownHill despiroca nas descidas. Na primeira vez que você desce, libera a adrenalina, o batimento cardíaco sobre na casa do esforço extremo, isso porque você nem mesmo está fazendo esforço, impressionante. Mas da segunda vez que se baixa da mesma pirambeira, a adrena liberada nem é mais a mesma.. Daí entendi porque a galera do DownHill sempre ta se metendo numa enrascada pior que a outra.. A Sensação é muito boa! Aconselho a qualquer um.. desde que esteja preparado pra e tome muito cuidado pra não levar um capote.. Fratura é quase certa se isto acontecer.



Aldeia da serra é um bom treino para MTB e para correr também, muitas ladeiras técnicas. Voltarei mais vezes.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Treino de quinta - Stumpjumper na veia







Treino de quinta é no City Boaçava, treininho de bike. Colocando a stump pra trabalhar. Essa não deixa na mão mesmo.




50min girando, alternando cada 2,5km entre volta média e volta forte.




Treino moderado, cheguei um pouco atrasado e pedalei um pouquinho mais forte pra compensar, no final um sprint de 100m pra acabar a força mesmo.




Dia do rodízio tenho que ir e voltar pedalando, 10km de giro.


Ontem peguei uma carona com o Marlos, vamos correr o Chauás ( http://www.chauas.com.br/ ) em Botucatú dia 04 e 05 de abril.




quinta-feira, 19 de março de 2009

Até com chuva tem treino




Bom, como o negócio é corrida de Aventura, não tem porque faltar em dia de treino com a disculpa da chuva.



Treino de terça no parque Ibirapuera, corrida, 5x 1km com intervalos de agachamento.. Achei que eu estava bem, terminei tranquilo, naquelas, rs. Um dia depois veio a dor.. Mas nem foi pela corrida, foi pelo agachamento mesmo. Não sabia que eu não usava o musculo posterior da coxa, mas foi bom que vi que tem q ter um fortalecimento muscular junto com os treinos.


Com a chuvinha básica, cidade inteira parada e inundada em algumas partes, não apareceu muita gente no treino. Só meia dúzia de nego molhado..



Ponto pra quem compareceu.. E a Selva era a assessoria com mais alunos presentes..





Parabéns pra Selva Aventura.














quinta-feira, 5 de março de 2009

Treinos com a Selva Aventura - Campanha contra a Picanha abdoninal pós carnaval


Agora acho que estou engrenando nos treinos... Um hora tinha que fazer isso né?

Treininho de corrida no Ibira de terça.. Nível forte já... Deu pra cansar, somando um calor básico de uns 28 graus em plena 21h.. Jogando um copo de água na cabeça a cada série de treinamento.. Acho que o resultado foi bom!!

Os treinos com o pessoal do Selva aventura tem sido muito bom, da pra sentir já a diferença de quando comecei a treinar, antes sofria muito com a parte aeróbida da corrida, agora nem sinto mais esta parte.

Pós carnaval agora é recuperar o preju... queimar a picanha abdominal e evaporar um pouco do alcool do corpo.. Claro que não pode evaporar todo se não a máquina não anda.. Hoje foi o aniversário da minha mana, já aproveitei para abastecer um pouquinho mais de alcool no tanque.. Só pra não perder o costume..

O negócio agora é focar mais os treinos de Bike.

quarta-feira, 4 de março de 2009

120Km na chuva! Caiobá - Morretes

Ainda nas Férias de verão, dia 02/01/2009 Pedal bom de Caiobá até Morretes.. Cidade Histórica do Paraná, terra do famoso Barreado.

Eu e Julia, agora de volta à equipe Argentina de MTB. Fomos fazer um pedalzinho de Caiobá a Morretes, via estrada de asfalto. O tempo não ajudou muito, já saímos com chuva, e foi assim o tempo todo..

60Km de ida e mais 60km de volta... Chegamos bem. Paramos num restaurante para ela provar o famoso Barreado, comida local, um tipo de carne desfiada ensopada servida com farinha e banana. Gostoso até.. Ainda mais depois de pedalar 60km de baixo de chuva e estar com um pouco de frio.

Voltamos logo em seguida para não chegarmos muito a noite. Na saída de morretes já furou o pneu da Júlia, ja aproveitei pra tirar um sarro porque sempre o pneu dela que fura.. Boca maldita.. 10km depois foi a vez do meu, o problema é que não tinhamos mais cameras reserva, tivemos que remendar... Vai achar o furo, que era minúsculo, sorte que tinha um corrego perto.

Tudo certo e seguimos viagem, escurecendo já, ligamos as luzes e vamo que vamo.. Média de 20km/h..

Parada apenas pra ligar pra minha mãe para não se preocupar.

Chegamos a noite em Caiobá de volta, sem problemas. Bom pedal! Vale a pena!!!